Na Semana da Consciência Negra, personalidades mineiras recebem 12º Prêmio Zumbi de Cultura
- 16/11/2021
- 0 Comentário(s)
Premiação será entregue nesta terça-feira (16), em solenidade no Grande Teatro do Sesc Palladium, no Centro de Belo Horizonte.
Personalidades negras recebem, na noite desta terça-feira (16), a partir das 19 horas, o Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas, em solenidade no Grande Teatro do Sesc Palladium, na Região Central de Belo Horizonte. Nesta décima segunda edição, a premiação será distribuída em 16 categorias. Entre elas estão teatro, atuação política, dança, personalidade negra, manifestação cultural, música, menção honrosa, literatura, religiosidade e protagonismo juvenil.
Segundo a organização, "eles foram escolhidos pelo público que pôde indicar seus preferidos em 16 modalidades – quatro a mais que os doze prêmios concedidos no ano passado". O prêmio é uma escultura confeccionada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.
Para a jornalista, cientista social e fundadora da Cia Baobá, Júnia Bertolino, o Prêmio Zumbi de Cultura é uma forma de homenagear ainda em vida personalidades que fazem a diferença na cultura afro de Minas Gerais. A ideia do prêmio surgiu em 2010 após ela ter conhecimento de que a centenária Dona Bela, da Guarda de Moçambique do bairro Santo André, nunca havia entrado no Palácio das Artes.
"A partir do momento que a gente reconhece esses protagonistas com temáticas voltadas para a cultura negra, de certa forma, a gente fortalece essa memória coletiva, esse arquivo, esse patrimônio cultural que é cada um de nós. O prêmio chega nesses doze anos porque a cidade de Belo Horizonte abraçou ele", disse Júnia Bertolino.
O ingresso para acompanhar a homenagem custa R$ 3 e pode ser retirado por meio deste link. A solenidade também terá transmissão ao vivo nas redes sociais da Cia Baobá.
Confira a lista dos premiados:
- Artes Visuais: José Eustáquio Neves de Paula
- Atuação Política: Álvaro Zulú Griot
- Dança: Cynthia Reyder
- Destaque Mulher Negra: Tia Rosa - Rosângela Alves de Oliveira
- Destaque Homem Negro: Leonardo Firmino dos Santos
- Educação: Luci Lobato
- Literatura: Carolina dos Santos de Oliveira
- Manifestação Cultural: Grupo Afro Arturos Filhos de Zambi
- Menção Honrosa: Mestre Guerreiro
- Música: Fabinho do Terreiro
- Personalidade Negra: Ione Maria de Oliveira
- Protagonismo Juvenil: Thiago Martins
- Religiosidade: Padre Rogério Messias dos Santos
- Representatividade Mirim: Luan Manzo
- Resistência LGBTQIA+: Azzula
- Teatro: Grupo de Teatro Morro Encena