Chuva provoca inundações, estragos e riscos em Minas Gerais
- 11/11/2021
- 0 Comentário(s)
Em Antônio Dias, lama e rochas caíram na BR-381, e houve alagamentos em Sem-Peixe e Alvinópolis. Em Belo Horizonte, árvore de grande porte caiu no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena.
A chuva que atingiu Minas Gerais na madrugada da quinta-feira (11) e na noite desta quarta-feira (10) provocou inundações, estragos e riscos para população de cidades do estado.
Em Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, por volta das 2h40, lama e rochas deslizaram e invadiram a BR-381, que ficou totalmente interditada. Não houve vítimas.
A fiação elétrica e postes foram atingidos. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi acionada para fazer o reparo.
Sem-Peixe
Em Sem-Peixe, na Região da Zona da Mata, os moradores disseram que a chuva começou por volta das 18h30 e a força da correnteza tomou ruas, casas e comércios foram invadidos.
Alvinópolis
Em Alvinópolis, na Região Central, também registrou forte chuva à noite. As ruas foram tomadas pela água, que invadiu imóveis.
Moradores contaram que um barranco chegou a ceder na entrada da cidade e deixou parte da pista interditada.
Algumas pessoas também se arriscaram no meio da água para resgatar dois idosos que ficaram ilhados em casa.
Segundo a Defesa Civil, o Rio do Peixe não comportou o volume de água e moradores perderam tudo. Várias pessoas foram retiradas de casas, mas não houve vítimas. A água estava baixando nesta quinta e uma ponte foi condenada.
Contagem
Moradores do bairro Bandeirantes, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão preocupados com o riso de desabamento de uma casa na Rua Padre Gonçalves Lopes porque o imóvel fica no alto de um barranco que está cedendo.
A erosão é antiga, tem mais de 30 anos, mas, com a chegada da chuva, a situação piorou.
Belo Horizonte
Uma árvore de grande porte caiu no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena, no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital mineira.
Parte da pista foi interditada. Agentes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo horizonte (BHTrans) sinalizaram o local.
A árvore não atingiu fiação elétrica, veículos e nem imóveis.
No bairro Capitão Eduardo, na Região Nordeste, moradores registraram a enxurrada. Um vídeo mostra a água enlameada correndo pela rua.
Santa Luzia
O muro de uma casa desabou nesta manhã na Rua Augusto da Silva, no bairro Três Corações, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com a queda da estrutura, um barranco também cedeu, o que está comprometendo dois imóveis residenciais.
A Defesa Civil faz vistoria no local. Não houve vítimas.
Balanço
Algumas cidades tiveram volumes de chuva acima dos 100 milímetros.
Veja o acumulado de chuva das 6h de quarta até as 6h de quinta:
Os maiores volumes foram registrados em: Ataleia (119,8 mm), Alvinópolis (117,4 mm) e Ipatinga (99,2 mm).
A previsão de chuva continua para esta quinta por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que traz muita umidade da Amazônia para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Há muitas áreas de instabilidade sobre esses estados.